Voltar

Notícia

Banco de Alimentos de Porto Alegre ofereceu Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

n/d


Mais uma iniciativa pioneira e exemplar do Banco de Alimentos de Porto Alegre reforça o compromisso com a segurança alimentar, fortalecendo a seriedade na manipulação de alimentos para a saúde pública.  
O curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, promovido pela equipe do projeto Cozinha Nota Dez, um dos seis projetos de Nutrição e Saúde do Banco de Alimentos, em parceria com a Unisinos, foi realizado de 25 a 28 de setembro, sendo uma oportunidade única para as instituições sociais cadastradas aprimorarem o conhecimento e as práticas dos profissionais que desempenham um papel fundamental na alimentação de públicos diversos, desde crianças até idosos.  

A primeira turma desta iniciativa gratuita para os manipuladores de alimentos das instituições vinculadas ao Banco de Alimentos, simboliza um passo determinante para elevar os padrões de segurança. Até o final do ano, passarão mais duas turmas pelo curso. 

A nutricionista Débora Machado, com auxílio dos acadêmicos Adriel Gil, Andreia da Silva, Elisete Borba, Karine Araujo, Joana Cruz, Maria Vitória Matos e Roberta Cardoso, todos do projeto Cozinha Nota Dez, conduziu o curso presencialmente, com carga horária de 12 horas. Este formato demonstra a profundidade e a abrangência do aprendizado oferecido, destacando o envolvimento em formação de profissionais construídos e conscientes sobre a importância das boas práticas na manipulação de alimentos. “Este conhecimento é vital para prevenir as DTAs - doenças transmitidas por alimentos, assim como garantir a segurança alimentar e saúde das pessoas de comunidades atendidas”, destaca a nutricionista chefe do Banco de Alimentos, Adriana Lockmann. 

O conteúdo do curso atende o que preconiza a legislação sanitária. Atualmente, a Portaria nº 21575595/2022, que revogou Portaria Municipal nº 20964273/2022, determina que o curso de Boas Práticas pode ser ministrado em parceria com uma instituição de ensino superior, e então, homologado pela Equipe de Vigilância de Alimentos, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Através da parceria com a Unisinos, com assistência da coordenadora do curso de Nutrição da universidade, nutricionista Luísa Rihl Castro, a certificação será concedida, conferindo validade e reconhecimento à iniciativa. É um selo de qualidade. 
 

n/d n/d

n/d

n/d

 

02/10/23

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne